quarta-feira, 27 de março de 2013

Doença de Alzheimer – O cuidador também precisa de cuidados



                                                          

PUBLICADO NA REVISTA MALU - COLUNA "PAPO CABEÇA", COM ELIANA BARBOSA







      Por Eliana Barbosa (1) 

A Doença de Alzheimer causa um imenso impacto não só na vida do paciente, bem como na de toda a família. O dia-a-dia dos familiares de um portador de Alzheimer é desgastante e o cuidador, principalmente, pode experimentar sentimentos muito conflituosos e negativos – ele pode se sentir triste e impotente diante da progressão da doença; culpado por lhe faltar paciência em alguns momentos, e muita solidão com o afastamento de outros familiares e amigos, que não conseguem mais conviver com o doente. 
Portanto, o cuidador de um doente de Alzheimer precisa também se cuidar muito:
 · Pare de se cobrar e de se recriminar diante de suas naturais limitações.
 · Peça apoio a outros familiares e amigos. Muitos se afastam porque não sabem como ajudar.
 · Mantenha-se também focado em sua saúde física, emocional e mental. Procure um apoio psicoterápico para aprender a lidar melhor com esse árduo desafio, sem se desgastar tanto.
 · Procure fazer uma caminhada diária ou exercícios em uma academia, para amenizar seu estresse.
 · Cultive a espiritualidade. A fé na Providência Divina garantirá a você maior paz de espírito e coragem para enfrentar esse momento.
 · Não espere reconhecimento e gratidão do doente. Com o avançar da doença, o paciente, frustrado com suas limitações mentais e físicas, tende a ficar mais agressivo e carente de atenção.
 · Lembre-se que ninguém está imune a essa doença. Então, coloque-se no lugar do doente e imagine quanto carinho ele precisa nesse momento de provação.
 · Em relação às fugas comuns aos doentes de Alzheimer, vigie chaves, portas e janelas, fale de suas preocupações aos vizinhos, tenha em mãos uma foto atual da pessoa doente (caso você precise procurá-lo) e faça com que ele use uma pulseira com identificação, endereço e telefone.
 · E, principalmente, procure frequentar grupos de apoio para familiares de portadores de Alzheimer, cursos de cuidadores, tudo que possa fortalecê-lo nessa desafiadora tarefa.
 · E, finalizando, busque orientações na ABRAz – Associação Brasileira de Doença de Alzheimer e Doenças Similares (www.abraz.com.br ou ligue 0800-55-1906).

 (1) Eliana Barbosa – conferencista e escritora no campo do autodesenvolvimento, psicoterapeuta, life coach, e apresentadora de programas em TV e Rádio. 
Saiba mais: www.elianabarbosa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário